quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Dê valor às coisas enquanto as possui

“Dê valor às coisas enquanto as possui, pois sentir saudade não é motivo suficiente para tê-las de volta.”

Encontrei, enfim, um sentido para aquela velha frase: “Dê valor ao que você tem”. Antes ela sempre ficava meio solta, sem sentido específico. Entendia meio como carpe diem: aproveite hoje, faça uso hoje, porque amanhã você não vai ter mais. Ou seja, o fim da posse era tido como certo e se não houvesse aproveitamento você sofreria com remorsos...

É isso que diz a frase.

Mas, o que aconteceu foi que o complemento dela veio a me trazer um outro entendimento: se você aproveitar o que tem hoje, há uma maior probabilidade de você continuar tendo amanhã! Olha que legal! A gente sai de um determinismo (o fim da posse é certo) para um livre-arbítrio (possibilidade de manutenção da posse). Talvez eu devesse reformular para: “Dê valor às coisas que possui para continuar possuindo”, mas eu não sou bom em aforismos mesmo.

12 comentários:

  1. irado, gastou na frase

    ResponderExcluir
  2. eu não entendi o "gastou na frase". Isso é bom?

    ResponderExcluir
  3. Gostei da frase, bem apropriada para algumas pessoas que qdo estão com a gente não dão valor, dpois ficam correndo atrás, dizendo que morre de saudades....ahahaha.

    ResponderExcluir
  4. Adoro essa frase, gostei mto de sua análise! :D

    ResponderExcluir
  5. Meu nick no msn [2]

    ResponderExcluir
  6. Meu nick no msn³
    adoreiiii o texto, vc é muuito bom

    ResponderExcluir
  7. Adoreii a frase... Se encaixa perfeitamente no cotiano de qualquer um que seja... Devemos aprender a dar valor, não só nas pessoas, mais nas coisas tb... O pior defeito do ser humano é nunca está satisfeito. Temos que lembrar q mts sonham em ter o 'pouco' que nos temos...

    ResponderExcluir
  8. Muito linda a frase, coloquei no nick do meu msn também.

    ResponderExcluir
  9. Pois é né, hoje em dia a maioria das pessoas não dão valor ao que tem, não só como pessoas como nas coisas também, e depois que perdem correm atrás, ou sentem falto, ai falam: Poxa, eu era feliz tinha tudo que eu queria, mais não soube aproveitar e dar valor ao pouco que tinha. Aí meu querido já é tarde demais, então seja o que for e quem for de valor, e cuide muito bem do pouco que você tem. E de valor ao amor, seja quem for..

    ResponderExcluir